Baixar Brasil Baixar Templates Novos ET downloads

Baixar Brasil Baixar Templates Novos Top Novos download

Autor: Sofia Sabbado Aveline

Iwata: HeartGold e SoulSilver, sobre os quais estamos falando aqui hoje, são remakes de Pokémon Gold e Silver, mas, antes deles, vocês também refizeram Red e Green, certo?

Ishihara: Sim, eles foram refeitos como FireRed e LeafGreen¹. Sendo assim, HeartGold e SoulSilver são a segunda linha de remakes da série.

1. Pokémon FireRed Version e Pokémon LeafGreen Version, remakes de Red e Green com muitas novas ferramentas, foram lançados para Game Boy Advance no dia 29 de janeiro de 2004, no Japão.

Iwata: Lembro-me de ter pensado, na época de FireRed e LeafGreen, que embora eles fossem ótimos jogos para quem não conhecia a série, não poderíamos deixá-los idênticos a seus originais agora que o hardware tinha mudado para o Game Boy Advance². Por isso que fui mostrar o Adaptador Wireless³, que tinha sido completado há pouco tempo, pra vocês. Minha ideia era, basicamente, fazê-lo ser vendido por vocês.

2. O Game Boy Advance é o console seguinte ao Game Boy Color na linha Game Boy, e foi lançado no Japão no dia 21 de março de 2001.

3. O Adaptador Wireless é um acessório para Game Boy Advance que permite jogatina multiplayer via conexão sem fio. Foi lançado em pacotes com Pokémon FireRed e LeafGreen no dia 29 de janeiro de 2004, no Japão.

Ishihara: Foi isso mesmo! (risos)

Iwata: Pensei que tudo que eu precisava fazer era mostrá-lo ao Ishihara-san, o "Rei dos Brinquedos Portáteis".

Ishihara: E eu perguntava coisas bem óbvias na época, como: "Então 'wireless' quer dizer que não precisaremos mais dos fios, né?" (risos)

Iwata: É verdade! (risos)

Ishihara: Bom, juntamos Pokémon a essa nova forma de trocar Pokémon via conexão de consoles. Perguntei de tudo pra você, de "Que tipos de coisa isso tornará possível?" a "Qual a distância máxima a que funcionam?" No fim das contas, entendi o espírito inovador do Adaptador Wireless, e me lembro de pensar: "O poder da ciência é inacreditável!" (risos)

Iwata: "O poder da ciência é inacreditável!" Essa é a primeira coisas que se escuta em Red e Green, não? (risos) Bom, de qualquer forma, como sua resposta ao Adaptador Wireless foi bem positiva, fizemos a Game Freak dar uma olhada.

Morimoto: Isso mesmo. Na época, fazíamos testes para ver qual a distância máxima a que o sinal poderia ser captado, e a equipe da Game Freak saía da sala de reuniões dizendo: "Olha só! Ainda está conectado!" (risos)

Iwata: Era muito divertido ver todo mundo experimentando aquilo. Viramos, de fato, um grupo de pessoas dizendo: "O poder da ciência é inacreditável!" (risos) Acho que esse nosso contato com as possibilidades proporcionadas pela tecnologia wireless nos levou ao Nintendo DS que temos hoje.

Ishihara: Entendo o que quer dizer.

Iwata: Tempos depois, os desenvolvedores de hardware vieram me dizer com toda a delicadeza que, no início, acharam ser ideia de louco vender algo tão caro em kits junto com software. Mas também disseram que a experiência que adquiriram com essa tecnologia wireless lhes foi incrivelmente útil quando chegou a hora de trabalhar no Nintendo DS.

Ishihara: Com o Adaptador Wireless, até mesmo a simples troca de Pokémon parecia algo novo e totalmente diferente de como era até aquele momento.

Morimoto: O cenário dos eventos Pokémon mudou drasticamente, né?

Iwata: Quando ainda era necessário usar cabos de conexão, as pessoas pacientemente esperavam em longas filas, horas a fio...

Ishihara: E aí, de repente, passamos a distribuir Pokémon Lendários em instantes.

Iwata: Usar o Adaptador Wireless nas novas versões de Red e Green permitiu que vocês pensassem em elementos de gameplay inéditos. Dessa vez, passou-se cerca de uma década desde o lançamento de Gold e Silver, e eu quis ver novos elementos que fizessem os jogadores sentirem como se este fosse um jogo Pokémon totalmente novo. E você também estava pensando nisso, Ishihara-san... (risos)

Ishihara: Sim, é verdade! (risos)

Iwata: E então, na hora certa, criamos o "Walk with me!"(4) e fui mostrá-lo a você, que é o "Rei dos Brinquedos Portáteis", afinal de contas! (risos)

4. "Walk with me! Do you know your walking routine?" é um software para Nintendo DS lançado no Japão no dia 1º de novembro de 2008. Ele registra os passos da pessoa que o estiver usando a cada minuto, permitindo que ela compare as distâncias que percorre diariamente.

Ishihara: Como a parte de software do "Walk with me!" foi desenvolvida pela Creatures Inc., fiquei muito interessado nele. E quando me mostraram o Activity Meter(5), achei bem curioso a ausência de uma tela para mostrar o número de passos dados, e o achei tão leve que pensei que poderia ser colocado no bolso sem você nem perceber que está com ele. E então, quando foi lançado, comecei a andar com o Activity Meter todos os dias.

5. O Activity Meter é um pedômetro vendido junto com "Walk with me!", e serve para registrar os passos que o usuário dá. Também pode ser colocado em cachorros.

Iwata: Por você ter um cachorro, imagino que já tivesse o hábito de sair para caminhar.

Ishihara: Como eu e minha esposa temos cachorros, compramos dois Activity Meters e saímos para caminhar com eles presos às coleiras dos cachorros. Um dia, porém, deixei um cair. (risos) E então, cerca de um mês depois, estava eu levando meu cachorro para passear quando vi aquela coisa preta e suja presa numa poça...

Iwata: Não podia ser...! (risos)

Ishihara: Foi o que pensei: "Não é possível que seja..." (risos) Imaginei que o tivesse deixado cair em um lugar assim, mas já tinha se passado um mês, então eu naturalmente já tinha desistido dele. Quando o peguei e limpei a sujeira, vi o LED vermelho ligado. Pensei "Nossa!" e o levei de volta pra casa. Quando o conectei ao DS, vi que era mesmo o que eu tinha colocado no Pocky. Ah, Pocky é o nome de um dos meus cachorros! (risos)

Iwata: Certo. (risos)

Ishihara: Então apesar de ter ficado exposto a sol e chuva por um mês inteiro, continuava funcionando. Lembro que pensei que isso era incrível. Digo, não é como se a Nintendo proporcionasse qualquer garantia desse tipo sobre o produto...

Iwata: Não garantimos, de fato! É apenas resistente a água(6)! (risos)

6. Um objeto resistente a água é feito de forma a poder ser exposto a chuva fraca e suor. É diferente de um objeto à prova d'água, que pode ser submerso.

Ishihara: Mas devido a essa minha experiência pessoal, pensei que seria legal tentar usá-lo de alguma outra forma. Achei que seria definitivamente possível desenvolver a ideia para um jogo Pokémon se, por exemplo, pudéssemos passar os dados do pedômetro diretamente para o jogo. E também achei que daria pra fazer alguma coisa interessante com ele se o usássemos como um sucessor do pedômetro Pokémon Pikachu.

Iwata: Então você disse: "Não podemos transformar isso no renascimento do Pokémon Pikachu?" Quando estávamos trabalhando no Activity Meter, o Pokémon Pikachu dividiu nossas mentes. Embora eles tenham o registro de passos em comum, a forma como cada um foi concebido foi totalmente diferente, e nenhum dos desenvolvedores dos dois projetos se sobrepôs. Então quando você sugeriu isso, de repente me dei conta: "Você está mais do que certo!" Quando se desenvolve uma grande variedade de produtos, pode-se colocar na cabeça que não há ligação alguma entre eles, mas às vezes alguma coisa estranha acontece e, por um golpe de sorte, você vai, de repente, ver uma conexão entre eles. Acho que muitas coisas são descobertas desse jeito.

Ishihara: Com Gold e Silver, lançamos o Pocket Pikachu Color! Gold and Silver Together!(7) E dessa vez quisemos incluir algo parecido para mostrar como o alcance do título se multiplicou.

7. Pocket Pikachu Color! Gold and Silver Together! é uma versão melhorada do Pocket Pikachu lançado no Japão no dia 21 de novembro de 1999. Além de ter o display colorido, ele também pode se conectar a Pokémon Gold e Silver.

Iwata: Quando disse aquilo, entendi exatamente o que você quis dizer.

É isto pessoal!
Espero que tenham gostado!
Esta semana traremos a última parte da entrevista - Parte 5: Estávamos Ávidos pelas Ferramentas!

0 comentários:

Postar um comentário