Baixar Brasil Baixar Templates Novos ET downloads

Baixar Brasil Baixar Templates Novos Top Novos download

Autor: Sofia Sabbado Aveline

Iwata: Para esta entrevista da série Iwata Asks, estou aqui com Tsunekazu Ishihara-san, presidente e CEO da The Pokémon Company, e Shigeki Morimoto-san, da Game Freak. Obrigado a ambos por virem aqui hoje.

Morimoto/Ishihara: Obrigado.

Iwata: Embora a série Iwata Asks seja originalmente composta por entrevistas com membros da Nintendo, hoje temos dois convidados vindos de companhias diferentes. Mas ao mesmo tempo, vejo o Ishihara-san como um aliado ao lado de quem já travei muitas batalhas ao longo dos anos (risos). Tenho uma simpatia especial por Pokémon graças aos vários anos em que trabalhei na produção de produtos junto a ele.
Não preciso nem dizer que hoje vamos falar sobre os mais novos jogos Pokémon, mas acho que seria bom começarmos por uma breve retrospectiva da série para vermos como tudo isso está conectado às versões HeartGold e SoulSilver.

Ishihara: Tudo bem.

Iwata: Comecemos por você, Ishihara-san, se não se importar. Você é presidente e CEO da The Pokémon Company¹, além de presidente da Creatures, Inc.²...

1. A The Pokémon Company foi fundada em 2000 e, além de cuidar da marca Pokémon, mantém seis Centros Pokémon no Japão.

2. A Creatures, Inc. foi fundada em 1995. Além de desenvolver os jogos Pokémon e fazer os playing cards da série, fez jogos como No No No Puzzle Chailian, para Game Boy Advance, e Walk with me! Do you know your walking routine?, para Nintendo DS.

Ishihara: Bom, mas isso é hoje em dia, porque quando o projeto do primeiro Pokémon começou, eu trabalhava como produtor atuando no desenvolvimento de Pokémon Red e Green³ ao lado da Game Freak(4).

3. Red e Green são referências a Pokémon Red Version e Pokémon Green Version, os primeiros jogos da série. Ambos foram lançados para Game Boy no dia 27 de fevereiro de 1996 no Japão, e depois, no resto do mundo, como Red e Blue.

4. A Game Freak, Inc. foi fundada em 1989 e trabalha como desenvolvedora de jogos. Entre eles, os da série Pokémon.

Iwata: E você, Morimoto-san?

Morimoto: Meu nome é Morimoto e trabalho para a Game Freak. Fui diretor dos jogos mais recentes e programador de Red e Green.

Iwata: O planejamento de Pokémon começou...

Ishihara: Em 1990.

Iwata E como Red e Green foram lançados seis anos depois, em 1996, isso quer dizer que tiveram um período de desenvolvimento extremamente longo.

Ishihara: Sim, de fato. (risos)

Iwata Durante esse longo período, tentei ficar o mais a par possível do que vocês estavam fazendo. O lançamento de Red e Green foi tão silencioso e sem expectativas por parte do público que seria impossível imaginar a explosão de popularidade que acarretariam.

Ishihara: É verdade. Terminamos os jogos em outubro do ano anterior ao seu lançamento e queríamos lançá-los o quanto antes, mas perdemos a época de vendas de fim de ano e acabamos lançando-os no final de fevereiro do ano seguinte - o pior momento possível para se lançar jogos! (risos)

Iwata: Fora que, na época, havia uma certa sensação de que o tempo do Game Boy(5) tinha acabado, né?

5. O Game Boy é um videogame portátil de tela monocromática lançado em abril de 1989 no Japão. A linha Game Boy ainda inclui outros consoles como o Game Boy Pocket, lançado em 1996, o Game Boy Light e o Game Boy Color, ambos de 1998, e o Game Boy Advance, lançado em 2001.

Ishihara: Por isso que eu achava que talvez fôssemos perder o último trem (risos). Afinal de contas, tínhamos segurado os jogos até o último suspiro do ciclo do console.

Iwata: Bom, de algum jeito vocês conseguiram entrar naquele último trem! (risos)

Ishihara: De algum jeito! (risos) Quando esse projeto começou, o conceito era de que desenvolveríamos um software para uma nova plataforma. O Satoshi Tajiri-san(6) fundou a Game Freak em 1989...

6. Satoshi Tajiri é criador da série Pokémon e presidente da Game Freak.

Iwata: Ou seja, no mesmo ano do lançamento do Game Boy.

Ishihara: Por conta disso é que ele foi originalmente planejado como um jogo a ser desenvolvido para esse novo hardware. Mas aí houve grandes atrasos em sua finalização... Mesmo assim, como produtor, quando vi o conteúdo de Red e Green, minha impressão foi a de que, de todos os títulos que eu havia jogado ou com os quais havia trabalhado, ele era do mais alto calibre. O que quer dizer que eu estava certo de que ele estava léguas à frente do que as pessoas esperavam em termos de pura diversão. Mesmo assim, porém, devido à sua data de lançamento ser aquela, tive sérias preocupações a respeito dele de início.

Iwata: Eu estava envolvido na formação da Creatures, Inc., e me lembro de sentar ao seu lado quando você, Ishihara-san, estava decidindo o número inicial de unidades a serem enviadas às lojas.

Ishihara: É verdade, estava mesmo lá! (risos)

Iwata: Lembro-me de que esse número foi menor do que eu esperava... mas mesmo assim, minhas expectativas eram bem altas. Dado aquele pequeno número de unidades, imaginei que elas iriam sumir das prateleiras e que o estoque acabaria muito rápido, mas, infelizmente, não foi bem assim...

Ishihara: Lembro-me de olhar os gráficos de vendas semanais e sentir que estávamos pairando em volta dos dez mais vendidos.

Iwata: Então, de início, ninguém poderia ter previsto que a série Pokémon seria mundialmente tão popular.

Ishihara: Foi um início bem tímido, mesmo.

Iwata: Apesar disso, tudo acabou mudando bastante. A que você atribui esse fato?

Ishihara: Acho que uma das razões é o poder da propaganda boca-a-boca. Em 1996, as pessoas não escreviam seus próprios blogs na internet, mas a notícia de que Pokémon era muito divertido foi gradualmente se espalhando. Além disso, senti que o poder da mídia, centralizado pela CoroCoro Comic(7), serviu para acelerar o crescimento da popularidade de Pokémon. E, finalmente, houve o pequeno Mew, Pokémon que o Morimoto-san projetou como uma espécie de travessura...

7. CoroCoro Comic é uma revista mensal de mangás cujo público alvo são os estudantes de ensino fundamental e cuja estreia foi em 1977 pela Shogakukan. Além de trazer mangás, a revista possui artigos sobre hobbies em geral e videogames.

Morimoto: Bem, não sei se "projetar" é a palavra certa... (risos)

Ishihara: Não dá pra negar que a existência do Mew teve papel fundamental...

Morimoto: Introduzimos o Mew bem no final do desenvolvimento. O cartucho estava bem cheio e não havia espaço pra muita coisa lá. Aí as ferramentas de debug que não estariam presentes na versão final do jogo foram removidas, gerando um minúsculo espaço de 300 bytes. Então pensamos em colocar o Mew ali. O que fizemos seria algo impensável hoje em dia!

Ishihara: Já que isso foi depois de terem nos dito para não mexermos em absolutamente nada depois do término do debug! (risos)

Iwata: De que adianta fazer todo o processo de debug se vocês forem mexer no jogo depois...? Só posso supor que isso surgiu da natureza maligna do Morimoto-san.

Morimoto: Bom, era uma travessura da qual todos, até o Tajiri-san, participaram. Mas apesar de o Mew estar lá...

Iwata: ... Não era pra ele aparecer no jogo, certo?

Morimoto: Exato. A menos que pensássemos em uma boa oportunidade pra isso, sua existência não seria revelada ao público. Ele foi deixado lá para o caso de vir a ser útil para algum evento pós-lançamento, mas se ninguém além de nós quisesse usá-lo, achei que não haveria problemas em simplesmente deixá-lo lá.

Iwata: O Mew poderia muito bem nunca ter aparecido no jogo.

Morimoto: É verdade. Mas aí, devido a um bug imprevisto, ele acabou aparecendo nos jogos de algumas pessoas. Parecia que tínhamos planejado tudo aquilo, mas não era bem assim. Então apesar de ter causado muitos problemas para quem se importava, felizmente, acabou tendo um efeito positivo.

Iwata: É impossível prever como as coisas vão acontecer, né?

Morimoto: Definitivamente.

Iwata: E foi assim que surgiu a "Lendária Oferta Pokémon"(8).

8. A "Lendária Oferta Pokémon" foi anunciada na edição de abril de 1996 da CoroCoro Comic. Vinte selecionados teriam seus cartuchos enviados para a companhia para que os dados do Mew fossem carregados neles. Houve cerca de 78.000 candidatos.

Morimoto: Sim.

Iwata: Houve um interesse incrível a respeito do anúncio da CoroCoro Comic sobre a oferta do Mew. Tenho a impressão de que foi aí que a sorte sorriu para Pokémon.

Ishihara: Também acho isso. As vendas mensais que tínhamos até aquele momento começaram a ser igualadas às semanais, para pouco depois ficarem três e quatro, sucessivamente, vezes maior.

Iwata: Lembro-me de pensar que eu nunca tinha visto um jogo vender daquele jeito antes.

Ishihara: Na época em que ele ficou em primeiro lugar nas vendas semanais, havia se passado mais de um ano e meio desde seu lançamento.

Iwata: É como as músicas enka, cuja explosão de popularidade só se dá cerca de um ano e meio depois de estrearem. (risos)

Nota do editor: Enkas são músicas populares japonesas que falam das emoções e experiências do povo japonês, tendo como marca registrada a realização de tremolos, ou seja, de repetições rápidas de uma nota ou de rápida alternância entre duas ou mais delas.

Ishihara: Foi exatamente assim! (risos)

É isto pessoal!
Espero que tenham gostado!
Em breve traremos a segunda parte da entrevista - Parte 2: O Rei dos Brinquedos Portáteis

0 comentários:

Postar um comentário