Baixar Brasil Baixar Templates Novos ET downloads

Baixar Brasil Baixar Templates Novos Top Novos download

Autor: Sofia Sabbado Aveline

Iwata: À medida que Red e Green foram ficando populares, uma grande variedade de produtos spin-off começou a ser lançada. Isso além dos licenciados, como os trading cards¹, a série de animação² na TV e o filme³. E você, Ishihara-san, organizava reuniões semanais para falar sobre cada um desses produtos licenciados na época.

1. O trading card baseado no mundo Pokémon foi lançado em outubro de 1996, permitindo que os jogadores colecionassem cartas e batalhassem uns contra os outros.

2. Série de animação exibida na TV Tokyo que contava as aventuras de Satoshi em sua busca por ser um Mestre Pokémon. Sua estreia se deu em abril de 1997 no Japão. No Reino Unido [assim como no Brasil e em vários outros países], Satoshi é conhecido como Ash Ketchum.

3. O primeiro filme Pokémon, Mewtwo Strikes Back [chamado, no Brasil, apenas de "Pokémon - O Filme"], estreou no Japão em julho de 1998.

Ishihara: Eram as reuniões de direitos autorais. No início, recebíamos entre 10 e 20 novas propostas para produtos toda semana, e costumávamos organizá-las em fila numa grande mesa da sala de reuniões...

Morimoto: Mas não demorou muito pra ela ficar lotada... (risos)

Iwata: Tive a oportunidade de participar de algumas dessas reuniões de direitos autorais, e fiquei muito surpreso. Ishihara-san, você não estava simplesmente dizendo "aprovado" e "desaprovado" para o contínuo fluxo de propostas de produtos, e sim fazendo todo tipo de recomendações específicas sobre como isso ou aquilo deveria ser feito... Uma das coisas que me marcou foi essa sua frase: "Precisamos pedir que nos digam por que esse produto deve usar a marca Pokémon."

Ishihara: É, eu disse isso, sim.

Iwata: Pra você, não era simplesmente colocar imagens de Pokémon naquela variedade de produtos, e também estava sempre dizendo: "Quero saber por que esse Pokémon deveria ser usado neste produto." Fora as vezes em que, se havia falta de ideias, você pedia que as pessoas pensassem em outras ali, na hora. Lembro-me de pensar que fazer isso uma vez por semana era um feito sobre-humano.
Normalmente, quando se faz a mesma coisa por muito tempo, a pessoa se acostuma e fica incapaz de manter o mesmo foco de antes. No entanto, Ishihara-san, você é diferente. É por isso que quando vou explicar pros outros o tipo de pessoa que você é, digo: "Ele é uma combinação incomum de concentração e perseverança." (risos) Digo muito isso.

Ishihara: (risos)

Iwata: E tem mais uma coisa da qual nunca esqueci. Lembro-me que todos nós envolvidos com a fundação da Creatures Inc. chamávamos o Ishihara-san de "o Rei dos Brinquedos Portáteis". (risos) Você se lembra disso?

Ishihara: Lembro. (risos) Recebi esse título de vocês, mesmo.

Iwata: Bom, é que você tem um interesse tão vasto e gosta tanto de brinquedos portáteis, incluindo jogos eletrônicos, que achamos que esse título era perfeito.

Ishihara: Bem, sempre gostei de coisas portáteis - itens compactos o bastante para serem carregados por aí e que você pode customizar à sua maneira. E mais do que isso, gosto especialmente dos que permitem trocas com amigos de forma que isso seja benéfico para ambas as partes. Dessa forma, eles adquirem também a função de meio de comunicação, e sempre quis fazer esse tipo de coisa. Se olharmos para a base dessa vontade...

Iwata: ... É uma definição perfeita para Pokémon! (risos)

Ishihara: Exatamente! (risos) É uma perfeita definição para Pokémon, ou, em outras palavras, uma perfeita definição para o Nintendo DS. Principalmente no caso do Nintendo DSi, que você pode customizar de forma a realmente torná-lo unicamente seu, que possui uma grande gama de ferramentas de comunicação e que ainda comporta expansões futuras. É possível ir melhorando essas ferramentas aos poucos de forma a provocar uma evolução gradual do próprio dispositivo. Acredito que essas duas coisas são vitais e que ambos Pokémon e Nintendo DSi são os definitivos "Reis dos Brinquedos Portáteis".

Iwata: Falando em "definitivo", acho que Gold e Silver(4), até mesmo em seus nomes, foram feitos para serem os jogos Pokémon definitivos.

4. Pokémon Gold Version e Pokémon Silver Version, que possuem Pokémon de cores diferentes em cada versão, foram lançados no dia 21 de novembro de 1999 no Japão. Eles também são compatíveis com o Game Boy Color.

Ishihara: É verdade. Depois que lançamos Red e Green, começamos a trabalhar em Gold e Silver sempre pensando que o ápice dos jogos Pokémon só poderia estar ali.

Iwata: Vocês nunca poderiam imaginar, nem no mais remoto dos sonhos, que ainda fariam mais e mais jogos depois deles. (risos)

Ishihara: O motivo pelo qual licenciei tantos produtos e fiz coisas como trading cards foi para me assegurar que Gold e Silver fariam sucesso. Achei que essa era minha tarefa mais importante. Então é por isso que, na época, eu trabalhava acreditando que tão logo lançássemos Gold e Silver, meu trabalho relacionado a Pokémon estaria terminado.

Iwata: Entendo.

Ishihara: Pra mim, então, Gold e Silver representavam a linha de chegada.

Iwata: Eles eram a linha de chegada?

Ishihara: Eu não tinha intenção de fazer mais jogos Pokémon. Cheguei até a pensar que quando entrássemos no século XXI, seria a hora de eu fazer algo completamente diferente. (risos)

Iwata: (risos)

Ishihara: Estava determinado a proporcionar as melhores circunstâncias possíveis para o lançamento de Gold e Silver. Por isso que, de início, me opus até mesmo à série de animação...

Iwata: Mas, por quê?

Ishihara: Bom, depois de analisar muitos e muitos dados, percebi que séries de animação para televisão não costumam durar muito. Então quando uma baseada em um jogo estreia, geralmente dura seis meses ou, no máximo, um ano.

Iwata: Seria horrível se a série já tivesse acabado quando o jogo fosse lançado.

Ishihara: Exatamente. A série começaria em abril de 1997, e se sua exibição fosse encerrada em 1998, o que teríamos feito? Estávamos fazendo Gold e Silver com a intenção de lançá-los em 1998.

Iwata: Mas não conseguiram terminá-los a tempo, né? (risos)

Ishihara: É. (risos) Nosso trabalho em Gold e Silver começou logo após o lançamento de Red e Green, mas aí bem na época da correria do desenvolvimento o Tajiri-san veio e nos disse: "Terminamos um!" Achei aquilo rápido demais, então perguntei do que estava falando, a que ele respondeu: "Terminamos o Blue(5)!" (risos)

Todos: (gargalhadas)

5. Pokémon Blue Version, versão de Red e Green com cores diferenciadas, foi lançado como edição limitada no dia 15 de outubro de 1996 antes de começar a ser vendido normalmente a partir do dia 10 de outubro de 1999.

Iwata: Mesmo vocês estando esperando por Gold e Silver? (risos)

Ishihara: E aí, depois disso, fizemos Pikachu(6)... (risos)

6. Pokémon Yellow Version: Special Pikachu Edition é, assim como Blue, uma versão de Red e Green com cores diferentes, mas possui também outros atrativos como o jogador poder passear com Pokémon. Seu lançamento foi marcado de forma a coincidir com a estreia de um filme no dia 12 de setembro de 1998.

Iwata: É mesmo. (risos)

Ishihara: Eu disse: "Agora existe um Yellow!?" (risos)

Iwata: Pikachu era muito divertido, mas como todos estavam à espera de Gold e Silver, havia a sensação de que as pessoas pensavam: "Não sei se eles deviam lançar o Yellow."

Ishihara: Afinal de contas, ele sairia no mesmo ano para o qual tínhamos marcado o lançamento de Gold e Silver.

Iwata: É verdade.

Ishihara: Foi aí que decidi que não tínhamos necessidade alguma de correr, então comecei a dizer coisas como: "Podemos até fazer o Pokémon Pikachu(7)." (risos)

7. Pokémon Pikachu é um pedômetro temático do Pikachu lançado no dia 27 de março de 1998. Dependendo do número de passos dados, o Pikachu fica mais feliz, e há ainda alguns mini-games.

Iwata: Foi a sua chance de se mostrar merecedor do título de "Rei dos Brinquedos Portáteis"!

Todos: (gargalhadas)

É isto pessoal!
Espero que tenham gostado!
Em breve traremos a terceira parte da entrevista - Parte 3: Era um Despedício Ser Apenas Presidente!

0 comentários:

Postar um comentário